terça-feira, 14 de setembro de 2010

Doutorado sanduíche/sandwich

O termo é esse mesmo, mas como diz um grande professor e amigo, "não é para aprender a fazer hambúrguer"

Estágio de Doutorando - Balcão (sanduíche/sandwich) segundo o site da CAPES:

“Esta modalidade visa proporcionar aos estudantes a oportunidade de desenvolver parte de sua pesquisa de Doutorado em instituição no exterior de reconhecida excelência, e baseia-se no princípio da cooperação entre professores e pesquisadores para a formação de novos doutores no país… O aluno de doutorado poderá realizar um estágio de 4 até 12 meses para desenvolver atividades no exterior, que sejam complementares e essenciais ao seu projeto de formação no Brasil. O estágio no exterior não deve ser previsto com o objetivo principal de realização de cursos, de disciplinas e de seminários.”

Estou explicando para justifica, principalmente aos meus alunos, que estou fazendo sanduíche em Portugal, mas não é de bacalhau, é um estágio de um ano na UTAD na área de Ciências e Tecnologia.

O projeto que estou trabalhando tem por objetivo avaliar como a tecnologia impacta na produção agrícola.

Portugal, assim como o Brasil, tem nas suas terras e no clima suas maiores riquezas, além de água potável e são grandes produtores de alimentos.

Não podemos compara-los pois são desproporcionais tanto na extensão de território quanto em sua população. Mas Portugal tem grande evolução tecnológica e uma política de agricultura familiar muito forte e atuante. A rastreabilidade aqui está em todas as prateleiras do supermercado... mesmo em coisas simples como um pé de alface...

Mas este é um caminho que estou iniciando… vai demorar um pouco para ter informações mais concretas…

Aguardem…

Nenhum comentário:

Postar um comentário