terça-feira, 29 de setembro de 2009

Conhecendo mentes brilhantes....

Nesta segunda-feira, 28/09/2009, ocorreu o Congresso da Indústria 2009 organizado pela FIESP - CIESP. Onde estavam grandes personalidades discutindo sobre "O Brasil apósa crise".

Claro, cada um com sua visão de problemas e soluções. A experiênia vivida no congresso nos trará vários textos, mas vamos iniciar com um dos pontos debatidos: Educação : Ação da Indústria. Meu destaque vai para uma mente em especial, o Cláudio de Moura Castro, não vou citar títulos deste senhor, mas sim sua visão do problema, do nível educacional atual, da sua visão de mundo e nas falhas existentes no sistema educacional atual.

Um pequeno resumo do motivo de ter encantado esta pesquisadora está no site do congresso: Congresso da Indústria 2009

Cláudio de Moura Castro, comenta sobre a importância da qualificação profissional dos professores e não apenas a detenção de títulos teóricos sem experiência prática. Esta falha amplia os problemas no mercado de trabalho, aplicações práticas, vivência de mercado, visão da realidade das profissões e dos problemas enfrentados por todas as áreas. Informações vitais e que não são difundidas nas escolas, educar é preparar, ampliar as competências e habilidades, estamos preparando estes universitários para o mercado de trabalho?


Quero acrescentar exemplos que me vem a mente como engenheiros que nunca atuaram médicos de borracha e cadáveres, advogados de livros, pesquisadores sem publicações, técnicos sem técnica, só teoria. Além de estarem apenas no mundo acadêmico, com o sistema atual, perdem o brilho, a luz do conhecimento, acabando com aulas sem vida e alunos sem futuro.

Quero deixar algumas colocações que não foram debatidas com os senhores industriais deste país, reunidos neste evento:

Na opinião desta professora, para melhorar a educação deste país é preciso rever alguns pontos, citados nos tópicos abaixo:


- escolas, professores, equipamentos, coordenação, administração e principalmente gestão;
- legislação trocando o "e" por "ou", doutores ou mestres e não doutores e mestres;
- redução da exigência dos cursos, transformando educação em "produto", aluno em "cliente";
- alunos apenas preocupados em tirar nota para passar, copiando trabalhos, "produzindo" atestados para abonar faltas;
- empregos para os alunos, oportunidades de estágio, horários mais adequados;
- como as empresas podem ter estagiários com os custos destes profissionais;
- a terceirização é problema ou solução.

Fatores como este serão debatido nos próximos textos... aguardem...

Simone Canuto

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