terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Como anda o Doutorado em Portugal...


Andei sumida, desculpem, mas nunca li tanto na minha vida.

Doutorado é realmente complicado. Mas mudei a forma de fazer as coisas, como estou fazendo a pesquisa em Portugal, resolvi fazer diferente do fiz no mestrado.

Consegui várias regalias, estou de licença das aulas, nesta época de final de ano, diários, notas, provas, trabalhos, faltas, agradeço a DEUS e a todos os amigos que me ajudaram nessa licença.

Ter dedicação exclusiva para o estudo é algo muito bom. Faço várias aulas, pesquiso muito, mudei completamente a forma de ler, de buscar informação, de classifica-la, agora sou muito mais exigente do que era. Alunos aguardem… a Canuto ficou bem pior…

Aqui eles usam todo o padrão Europeu, completamente diferente de como trabalhamos no Brasil. As referências são outras, muito mais atuais, pesquisas em alto nível do que esta acontecendo agora no meio científico. Livros são só os clássicos e como estudo de base, dicas das professoras de Metodologia de pesquisa daqui:
- ler tudo o que foi escrito sobre seu tema no útimo ano, verfique nos últimos três anos; antes disso, cuidado, só pesquisas conceituadas.
- leia tudo e muito, quanto mais ler, melhor será o seu trabalho
- referencias internacionais e reconhecidas
- não perca o foco da pesquisa
- seja honesto e verdadeiro. Resultados ruins são resultados e devem ser considerados nada de abandonar a pesquisa ou “maquiar” resultados

Mas ando passeando, conhecendo o país, tem ônibus e trem para todo lado, tive uma de maluca e cheguei na estação ferroviária de Braga e comprei uma passagem para o próximo “comboio” sem perguntar para onde ia… adorei a experiência…

Nesse final de ano farei mais vezes, mala pequena, e vou…
- Por favor uma passagem para o próximo comboio, o próximo auto-carro e vou… depois conto o que resultou…

Um comentário:

  1. Uma verdadeira aventura! Mas como toda a aventura, também esta se caracteriza por uma boa dose de loucura. E como tu mesma dizes, está a fazer-te ver as coisas de outra forma, a fazer-te mudar a forma de agir e de olhar o mundo! Mas isso é positivo!!
    Esqueceste de falar nos sobrinhos que ganhaste! Aqueles que te acompanharam a Braga num fim-de-semana curtinho mais maravilhoso! Aqueles que te "chateiam" diariamente! Com quem vais para a pastelaria numa tarde de Domingo trabalhar!...(entre muitas outras coisas...em especial:rir!!rir muito!!)

    Espero que o regresso ao Brasil seja breve! Fazes-nos falta aqui. E ainda nem foste!! =)

    "Te Adoro Tia" :)
    Muah*

    ResponderExcluir